terça-feira, 31 de março de 2009

Novos Tempos

O Contador atual exerce cada vez mais a parte importante da profissão, que é a Consultoria.

A Consultoria de qualidade passou a ser um dos diferenciais no competitivo mercado da contabilidade, e representa a valorização deste profissional.

Ele passa a ser um parceiro na tomada de decisões da empresa. Através deste trabalho, o Contador (ou Contabilista) aponta procedimentos de redução legal de tributos, soluções de melhoria e informações de instrumentos de gestão para a continuidade da empresa.

A mudança no perfil deste profissional é uma tendência que vem ganhando força no Brasil.

A necessidade da informação rápida e seguro por parte dos Clientes coloca profissional da área contábil como o seu “primeiro consultor”. Não apenas nas questões Contábeis, Fiscais e Trabalhistas, como também na Consultoria das decisões estratégicas Comerciais Internas e de Comércio Exterior, Planejamento Societário e Fiscal, Custos e viabilidade de novos negócios.

Por isso o Contador deve manter-se atualizado nas questões fiscais, contábeis, trabalhistas, etc., além disso, deve ter conhecimentos de economia, administração, direito e informática.

Como Escolher um Bom Contador?

Não há uma fórmula exata para escolher um excelente Contador para a sua Empresa, porém, sugiro alguns critérios para ser avaliado na escolha:
• Qualidade no Atendimento – O Contador deve atender bem os seus Clientes em qualquer circunstância, independentemente do porte da sua Empresa.

• Profissional Registrado no CRC - O Cliente deve verificar junto ao CRC – Conselho Regional de Contabilidade se o Contador está legalmente habilitado no exercício da profissão.

• Conhecer o Segmento - O Contador ou Escritório de Contabilidade deve reunir condições para atender o seu segmento de atividade ou já ter experiência do seu segmento.

• Informação com Qualidade - O Contador deverá enviar periodicamente para o Cliente: Boletins Informativos, Comunicados de Mudança na Legislação, Comunicados de procedimentos de trabalhos, etc. Além das informações periódicas, o contador ou escritório de contabilidade deve responder e atender as solicitações dos clientes, enviar documentos no tempo hábil e responder aos e-mails e telefonemas.

• Honorários - O valor do honorário não pode ser um fator determinante na escolha do Contador. Verifique o que o Escritório de Contabilidade ou Contador está oferecendo de diferenciais de serviço para sua empresa, e se atende ás suas necessidades.

• Comunicação - O Contador deverá possibilitar ao seu Cliente uma comunicação eficiente e fácil. O Cliente deve ter acesso direto com o Contador titular da sua Empresa, através de e-mail, celular e telefone fixo.

• Contrato de Prestação de Serviço - Os serviços prestados pelo Contador ou Escritório de Contabilidade devem estar formalizados em Contrato de Prestação de Serviço.

• Serviços Extras – O Cliente deverá verificar se o Contador poderá realizar, além do que estiverem estabelecidos em Contrato, outros serviços extras necessários a sua empresa, tais como: consultoria, planejamento tributário, financeiro ou orçamentário, visitas periódicas no Cliente, etc.

• Vale a Sua Experiência - Confie na sua experiência empresarial, acadêmica ou de vida, e analise com critérios a Contabilidade que irá contratar. Procure avaliar a estrutura do escritório, informatização, tecnologia, organização, equipe de profissionais, segurança da informação, fluxo de documentos, os itens citados acima, e até a aparência do escritório você pode avaliar.
Como vimos a escolha de um bom Contador não é uma questão de sorte.
O Contador será um “Investimento e não uma despesa”.
Será o seu braço direito nas melhores decisões para a sua empresa.

Boa escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário